serviços

Atendimento a crianças e adolescentes

 

O processo terapêutico infantil e adolescente requer um profissional capacitado e com experiência para poder intervir de forma adequada. O terapeuta necessita de sólidos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, habilidades para utilizar uma linguagem que a criança seja capaz de compreender e trabalhar com métodos lúdicos para promover a motivação da criança.

No atendimento baseado na terapia cognitivo-comportamental o profissional preocupa-se em conhecer os processos emocionais, cognitivos, respostas fisiológicas e o padrão comportamental da criança ou adolescente, buscando uma compreensão da problemática apresentada para definir a intervenção mais adequada. O trabalho terapêutico requer a participação dos pais ou cuidadores.

É necessário um trabalho em conjunto com a família visando a melhora da condição apresentada pela criança ou adolescente. No entanto, o foco de todo o processo está na criança. Realizo atendimento para crianças e adolescentes com uma ampla gama de dificuldades psicológicas. A identificação e intervenção precoce é um aspecto fundamental quando se trabalha com crianças.

 

Atendimento a adultos

 

Os objetivos gerais da terapia podem ser resumidos em dois: primeiro, fazer com que o cliente se sinta tão confortável e seguro no ambiente terapêutico quanto possível, e segundo, que o cliente se desenvolva como pessoa, seja qual for o significado disso para ele.

No processo terapêutico, terapeuta e cliente conversam sobre tudo aquilo que for importante para ele. Também conversam sobre sua forma de ser, seus pensamentos, emoções e comportamentos. Claro, o terapeuta procura conhecer os motivos que trouxeram o cliente até a consulta psicológica. Ambos constroem uma relação que serve como base de compreensão de outros relacionamentos significativos na vida do cliente. Por vezes é um processo que pode despertar dúvidas até decidir que é necessária  ajuda de um profissional. No entanto, não há nada mais importante na vida que o crescimento pessoal.

 

terapia cognitivo-comportamental

Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental é um sistema de psicoterapia, proposto e desenvolvido pelo Dr. Aaron Beck e seus colaboradores, que integra um modelo cognitivo de psicopatologia e um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas baseadas diretamente nesse modelo. Trata-se de uma abordagem de tratamento psicológico baseada em evidências. Um elevado número de pesquisas tem comprovado a sua utilidade para diferentes condições como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo etc.

A TCC difere de outras abordagens terapêuticas, concentrando-se no modo como os seus pensamentos, emoções e seus comportamentos estão interligados e como cada um deles afeta um ao outro.  Os terapeutas cognitivos-comportamentais podem intervir em diferentes pontos deste ciclo: no processo emocional, nos seus pensamentos e também nos seus comportamentos. Durante a psicoterapia, o psicólogo procura ensinar habilidades específicas para que você possa enfrentar as dificuldades que vêm apresentando.

Características da abordagem Cognitivo-Comportamental

  • O terapeuta e o cliente desenvolvem metas para terapia juntos e acompanham o progresso em direção as metas durante o curso do tratamento.

 

  • O terapeuta e o cliente trabalham em conjunto com uma compreensão mútua de que o terapeuta possui conhecimentos teóricos e técnicos, mas o cliente é o especialista em si mesmo.

 

  • O terapeuta procura ajudar o cliente a descobrir que ele é capaz de conhecer a forma como pensa, sente e se comporta, sendo ele o agente principal para a mudança com o apoio do psicoterapeuta.

 

  • Os clientes participam ativamente do tratamento dentro e fora da sessão. As tarefas de casa muitas vezes fazem parte do processo terapêutico. As habilidades que são ensinadas em sessão exigem prática no dia a dia do cliente.

 

  • O tratamento é orientado para a resolução de problemas atuais. O foco é no presente, mas a história de cada um auxilia na compreensão de nossa forma de ser e de nossos problemas.

 

 

supervisão  •  seminários  •  palestras

 

Supervisão

 

Supervisão para psicólogos que trabalham com terapia cognitivo-comportamental. Realizada desde 2012 em consultório e no Instituto de Terapia Cognitivo-Comportamental de Porto Alegre (InTCC) para alunos do curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência. Trata-se de uma oportunidade para os profissionais de psicologia receberem sugestões e orientações sobre a prática clínica e, com isso, ampliarem seus conhecimentos.

 

 

Seminários

 

Estudos sobre Terapia Cognitivo-Comportamental a partir de temáticas específicas relativas ao processo clínico com população infantil e adolescente. São disponbilizados a profissionais de psicologia, e têm como objetivo potencializar habilidades e conhecimentos teóricos em TCC

com crianças e adolescentes.

 

Palestras

Palestras sobre desenvolvimento na infância e habilidades socioemocionais, direcionadas às escolas. São abordados temas presentes na vida de crianças e adolescentes, como o uso

da tecnologia e seu impacto na saúde emocional.

 
 

Rua Gomes Portinho, 17 sl. 1207

Centro  |  Novo Hamburgo / RS


Rua Dona Laura, 207 cj. 103

Rio Branco  |  Porto Alegre / RS

 

E-mail: rodrigoserra76@gmail.com

Fone: +55 51 98108-7992 

arrow&v
contato.