O uso do celular antes de dormir prejudica o sono das crianças?



Dormir é uma das atividades fundamentais na nossa vida. O sono está diretamente ligado ao crescimento das crianças, já que é nesta condição que o corpo libera o hormônio do crescimento denominado GH. O sono permite o descanso necessário para que possamos ter energia suficiente para enfrentar as atividades do dia seguinte. A qualidade do sono também está diretamente relacionada ao nosso humor. A maioria dos transtornos emocionais e do comportamento na infância produzem alguma alteração do sono. Portanto, monitorar o sono do seu filho é fundamental para que ele possa ter um bom desenvolvimento.


É cada vez mais frequente que muitos pais se preocupem com seus filhos devido ao tempo que as crianças passam diante das telas do celular. Não é difícil perceber como esta tecnologia afeta atualmente nossas vidas e as das crianças e adolescentes. Recentemente, uma pesquisa do King's College de Londres, reuniu dados de 125.198 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países. A pesquisa detectou efeitos negativos do uso do aparelho antes de dormir em diferentes níveis de gravidade. Os resultados indicam que o uso do celular antes de dormir aumenta o risco para obesidade, está relacionado com a queda do sistema imunológico, redução do período de sono e do descanso, diminuição da liberação da melatonina (substância que auxilia o corpo a dormir), déficits no processamento da memória, piora no rendimento escolar, entre outros (Stock, BBC Brasil).

Diante deste quadro o que os pais podem fazer?


Se o seu filho costuma utilizar o celular antes de dormir é hora de conversar com ele. Explique que é necessário modificar este hábito visando a qualidade da sua saúde em geral. Você, papai ou mamãe, deve conversar com profissionais (médicos, psicólogos) que possam oferecer informação qualificada a respeito para poder dialogar com seu filho e explicar a ele a necessidade de mudança. Se seu filho ficar irritado com a sua solicitação, valide a sua emoção, dizendo que ele tem todo o direito de sentir-se assim. Mas, que por amar ele e pela sua saúde precisam chegar a um acordo sobre o uso do celular antes de dormir. Tente chegar a um ponto em comum com seu filho. Diga em que momentos ele poderia utilizar o celular sem problemas.


Abra um diálogo e encontre uma alternativa junto com seu filho. Antes de dormir você pode propor atividades ao seu filho que não sejam estimulantes e sim relaxantes. Você pode ler um conto ou algum livro para ele, conversar sobre o dia do seu filho ou propor que ele escute uma música relaxante. Estas são atividades que auxiliam a desenvolver uma boa higiene do sono. Saiba que seu filho pode ficar chateado ou frustrado com a necessidade de modificar seu hábito. Lembre-se que desenvolver a tolerância a frustração é condição fundamental para que seu filho possa vir a ser um adulto preparado para os desafios que enfrentará no futuro.


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